segunda-feira, 8 de abril de 2013

Por que devo me alongar?


A maioria de nós quer ou precisa melhorar alguns aspectos da vida, seja a saúde ou a habilidade de relaxar. A prática regular do alongamento pode ajudar neste sentido. Relaxando a tensão muscular e alinhando o corpo, ele atenua as áreas de compressão que impedem o funcionamento dos órgãos; desta maneira, impulsiona todos os sistemas do organismo.

Imagem da internet

Para que o corpo funcione perfeitamente, ele precisa estar bem alinhado, e o alongamento trabalha neste sentido, equilibrando os músculos, corrigindo a posição da pelve e alinhando as curvaturas da coluna.

Aumente a vitalidade:

Quando relaxamos profundamente, nosso nível de energia é regenerado, e começamos a nos sentir mais vivos. Os efeitos do estresse, a longo prazo, estabelecem determinadas condições no corpo que levam  ao aumento da pressão sanguínea  e ao esforço excessivo do coração e outros sistemas. O alongamento ajuda a reduzir essa pressão, acalmando o sistema nervoso e relaxando o cérebro. Os movimentos lentos e precisos e o fluxo estável da respiração são tranqüilizantes. Aprendendo a relaxar, controlamos a fadiga e a depressão e recuperamos as energias despendidas.  

Melhore a forma física:

O alongamento alinha o corpo e melhora o tônus muscular, ao mesmo tempo em que aumenta a flexibilidade. Poucas pessoas possuem um corpo com forma ou alinhamentos perfeitos, mas podemos melhorar substancialmente a definição dos músculos e transformar nossa aparência erguendo a coluna e relaxando o rosto.

Rejuvenesça em vez de envelhecer:

A maneira que usamos nosso corpo hoje irá influenciar diretamente sua condição no futuro. O estresse envelhece, mas usando bem o corpo podemos anular esse efeito.

Nosso estilo de vida é refletido em nossa saúde. Os movimentos lubrificam os músculos, ligamentos e articulações. Quando somos sedentários, os músculos perdem o tônus e os grupos musculares que nos mantêm eretos tornam-se desiguais. As articulações, então, ficam extenuadas, perdem o espaço de seus encaixes, e começamos a sofrer de desgaste natural. Os músculos e ligamentos, limitados pelo enrijecimento das articulações, acabam perdendo sua função, ficando cada vez mais difícil movimentar-se.

O alongamento diário pode reduzir essa rigidez, permitindo que tenhamos boa mobilidade independente de nossa idade.

Intensifique a concentração:

Quando começamos a combinar técnicas simples de respiração com os movimentos, torna-se mais fácil focalizar a atenção, e nossa concentração é enfatizada. O alongamento básico diário reforça a coluna e o diafragma e melhora a elasticidade dos músculos e das costas, preparando-nos para respirar profundamente e sem esforço.  Assim, conseguimos nos manter em uma mesma posição por um tempo maior e acalmamos nosso corpo e mente.

Fonte: Tobias, M.; Sullivan, J.P.  O livro do alongamento completo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário