quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pilates para tratamento e prevenção da condromalácia patelar


Condromalácia de patela é um termo aplicado a perda de cartilagem envolvendo uma ou mais porções da patela; sua incidência na população é muito alta, aumentando conforme a faixa etária, sendo mais comum em pacientes com excesso de peso e sexo feminino. As causas da condromalácia incluem instabilidade, trauma direto, fratura, subluxação patelar, aumento do ângulo do quadríceps, músculo vasto medial ineficiente, mau alinhamento pós-traumático, síndrome da pressão lateral excessiva e lesão do ligamento cruzado posterior.




Dois tipos de alterações podem ocorrer na gênese da condromalácia patelar: degeneração superficial dependente da idade (pessoas de meia idade e idosos), e degeneração basal (adolescentes). Nos pacientes jovens, se as lesões de cartilagem não forem diagnosticadas e tratadas, podem resultar em osteoartrose prematura.

Utilizando-se a radiografia simples e a tomografia computadorizada, consegue-se diagnosticar lesões condrais indiretamente, pela presença de osteófitos e cistos. Esclerose subcondral e redução do espaço articular, injetando-se contraste intra-articular é possível, por meio destes dois métodos, demonstrar diretamente lesões condrais, notadamente pela tomografia computadorizada.

A ressonância magnética com seu excelente contraste de partes moles é a melhor técnica de imagem disponível para estudo das lesões da cartilagem.

O pilates entra para ajudar no alinhamento patelar, bem como na estabilização dos músculos centrais do corpo, aliados as técnicas que potencializam a respiração e seus benefícios, trazendo um equilíbrio muscular.

E necessário fazer uma avaliação com o indivíduo para verificar sua força e flexibilidade para periodizar um treinamento.

Para a condromalácia patelar o indivíduo precisa de exercícios de potência, força, alongamento, mas tomando sempre cuidado com a sobrecarga na articulação. Importante alongar isquiotibiais, quadríceps, tendões que equilibram e atuam sobre a patela.

Fonte: Clubedopilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário