quarta-feira, 27 de março de 2013

Do sedentário ao idoso: pilates para todos!



Vigor e rigor. São duas palavras que podem definir a prática do método Pilates. A atividade promove condicionamento com menos repetições e mais controle dos exercícios e do corpo. "Quando se pede
qualidade, há o rigor. Se você pede para a pessoa fazer 300 abdominais, não há como ter qualidade no exercício".
Os exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, desde atletas ao sedentário, sendo indicado como condicionamento e também como prevenção de lesões na coluna. "O método trabalha com performance atlética, pós-reabilitação (depois que a pessoa sai da fisioterapia), com pessoas idosas, jovens, lesões nas articulações, dores crônicas nas costas, hérnia de disco, lombalgias, tensões musculares".

As aulas costumam ser individuais ou em grupos de três alunos, com professore do método supervisionando cada exercício. A vantagem é que a atividade física pode ser desenvolvida atendendo às necessidades específicas de cada aluno. "Até agora, não vi casos que apresentassem contra-indicações porque cada pessoa é vista e tratada como um ser diferente. Alguns exercícios se aplicam a uns e a outros não".

As aulas de Pilates podem ser praticadas no chão e/ou em aparelhos com molas e tiras de couro (alguns parecem cadeiras e outros camas de madeira) batizados de Reformer, Barrel, entre outros. "De início, os equipamentos causam um certo impacto visual, mas aos poucos as pessoas vão se acostumando. Há o apoio do professor ao lado e, depois, a pessoa vai se tornando mais independente".

A dificuldade maior da aula, na visão da professora, são os exercícios feitos no solo porque há total ação da gravidade. "Nos equipamentos, perde-se um pouco a ação da gravidade pela resistência e assistências das molas". As atividades feitas nos equipamentos possibilitam a incorporação das posturas e movimentos pelo praticante, facilitando uma nova leitura corporal e a prática dos exercícios no solo.


Fonte: TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário